Salvador sediou o I Encontro Ibero-Americano de Cultura - Salvador Acontece

BREAKING

sábado, 13 de abril de 2024

Salvador sediou o I Encontro Ibero-Americano de Cultura







Especialistas de 19 nacionalidades e autoridades culturais ibero-americanos reuniaram-se na primeira edição do evento para discutir oportunidades e desafios que a região enfrenta na efetivação dos direitos culturais.

Com o objetivo de promover trocas de experiências e repensar o desenvolvimento da cultura regional, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) promoveu o I Encontro Ibero-Americano de Cultura nos dias 11 e 12 de abril, em Salvador, após realização do evento no Museu de Arte do Rio (MAR), na capital fluminense, entre os dias 8 e 10 do mesmo mês. O Encontro antecede a Conferência Ibero-americana de Ministros e Ministras da Cultura, que será realizada em Quito, no Equador, ainda este ano.

Sob o tema "Cultura e desenvolvimento sustentável para a construção de uma agenda compartilhada", o evento, aconteceu na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio, e buscou refletir sobre Indústrias Culturais e Criativas, Educação Cultural e Artística, Cultura e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Cultural.

"O I Encontro Ibero-americano de Cultura da OEI promoveu o diálogo com especialistas de 19 nacionalidades, que oferecia a oportunidade única de consolidar um trabalho que é coletivo. Congregar esses atores sem dúvida contribui para aquela que é a missão da OEI, onde concebemos a educação, a ciência e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano e gerador de oportunidades”, afirmava Raphael Callou, Diretor-Geral de Cultura da OEI.

A agenda do encontro incluiu reuniões de trabalho e painéis com a participação de mais de 50 especialistas e autoridades culturais ibero-americanos, como Pedro Tourinho, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador; João Jorge Rodrigues, Presidente da Fundação Palmares; Yeison García, Diretor do Centro Cultural “Espacio Afro” (Madri); Marcelo Campos, Curador-chefe do Museu de Arte do Rio; Katti Osorio, Presidente do ICOMOS Panamá; Jordi Tresserras, Diretor do Laboratório em Patrimônio e Turismo Cultural da Universidade de Barcelona e ex-presidente do ICOMOS Espanha; João Alegria, Secretário-Geral da Fundação Roberto Marinho; Marcus Faustini, ex-secretário de cultura do Rio de Janeiro e Gemma Carbó, Diretora do Museu da Vida Rural da Fundação Carulla e Presidenta da ConArte Internacional.

Durante os dois dias de programação, os presentes debateram sobre as oportunidades e os desafios que a região enfrenta na efetivação dos direitos culturais, buscando assegurar a participação da sociedade na vida cultural, além de compreender melhor os efeitos da tecnologia sobre o setor, entre outras questões.

O final do Encontro foi uma confraternização em grande com um coquetel servido no 12° andar do recém inaugurado prédio do Arquivo Público com uma vista belíssima, ao som da Banda de Gab Ferruz, que soube colocar todos os participantes, metade deles estrangeiros, para dançar os ritmos baianos. Esta cantora vai longe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas