Reitores baianos se reúnem com parlamentares para tratar dos cortes no orçamento das universidades - Salvador Acontece

BREAKING

domingo, 12 de maio de 2019

Reitores baianos se reúnem com parlamentares para tratar dos cortes no orçamento das universidades


Encontro está marcado para as 8h30 desta segunda-feira (13/05) na Reitoria da UFBA

O reitor da Universidade Federal da Bahia João Carlos Salles recebe em seu gabinete nesta segunda-feira, dia 13 de maio, a partir das 8h30 horas, parlamentares da bancada baiana e reitores das universidades e institutos federais do Estado.  A principal pauta do encontro é a decisão do Ministério da Educação (MEC) de cortar 30% da verba destinada às instituições – em alguns casos, como o da UFBA, os valores bloqueados atingem quase 40% do orçamento anual. 

Salles ressalta a gravidade dos cortes em um orçamento que já está combalido por não considerar a expansão da universidade e nem a inflação dos últimos anos. “A universidade está sob ameaça”, constata o reitor, que confirmou novos bloqueios no orçamento da universidade, que, juntos, somam mais de R$ 50 milhões de recursos indisponíveis, o que deverá comprometer o fornecimento de serviços básicos e, portanto, o próprio funcionamento da UFBA.

Após o encontro com o reitor, os parlamentares baianos participam na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) do Ato em Defesa das Universidades Federais, Institutos Federais e da Educação e Democracia. Marcado para às 10 horas, no auditório Jornalista Jorge Calmon, o Ato na Alba é proposto pela deputada Olívia Santana. “As Universidades e Institutos Federais são um patrimônio da Bahia, um ativo estratégico de produção de conhecimento, promoção da cidadania, formação intelectual e ganho de produtividade, tecnologia e inovação para o nosso mercado de trabalho”, destaca a parlamentar.

A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (Assufba), da União dos Estudantes da Bahia (UEB), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação dos Ex-alunos da UFBA (Aexa).

Números da UFBA
Os números revelam a dimensão social da UFBA, que tem 37.985 estudantes matriculados em 105 cursos de graduação e 7.045 estudantes matriculados em 136 cursos de pós-graduação (54 doutorados e 82 mestrados). A UFBA está entre as 20 universidades líderes em produção de conhecimento avaliadas pela Capes e é destaque no ranking de avaliação da Times Higher Education (THE), da revista inglesa Times - 10ª brasileira e 30ª da América Latina entre 1.250 universidades de 36 países; e no ranking universitário da Folha de São Paulo - 14ª melhor entre 196 universidades brasileiras em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas