SÉRGIO FRAGA SANTOS FARIA TOMA POSSE NA CADEIRA 16 DA ALAS, COM DISCURSO EMOCIONANTE
No dia 16.05.2019, às 17:00 horas, transcorreu no Salão Nobre do tradicional Instituto Geográfico e Histórico da Bahia a concorrida cerimônia de posse do escritor, professor, engenheiro e empresário Sérgio Fraga Santos Faria na Cadeira 16 da Alas.

O novel acadêmico sucede ao professor Germano Machado, que ocupou a Cadeira que se vincula ao nome do festejado criador da UFBA, Dr. Edgard Rego dos Santos, até o seu falecimento em 27.12.2017.
A mesa alta da cerimônia teve a seguinte composição: Luiz Cláudio Guimarães (Presidente); Rozendo Ferreira Neto (Secretário); Dr. Antônio Luiz Calmon; Dra. Ana Elise Santos, em representação ao seu pai, Dr. Roberto Figueira Santos (Presidente de Honra do IGHB); Dra. Maria Júlia Faria, esposa do recipiendário; Professor José Rogério Vargens (ex-Reitor da UFBA); Dra. Ogvalda Torres (Presidente da Associação Brasil/Japão); Dr. Leonardo Barros e o próprio Sérgio Fraga Santos Faria.


Encarregado de fazer a oração laudatória, o Presidente da Alas dissertou sobre o contexto virtuoso no período que vai dos anos 50 ao início dos 60 do século passado, conhecido como a “Era Edgard Santos”, cujas consequências mais ponderosas foram o Cinema Novo e a Tropicália, nele também encartando as ações do Prof. Germano Machado no Centro de Estudos do Pensamento e Ação - CEPA, que perduraram por mais de 66 anos, quesito em que superou as Academias de Platão e o Liceu de Aristóteles. Concluiu que tantas vidas que se imortalizaram e se imortalizam pelo exemplo reúnem-se na pessoa do recipiendário, a quem caberá a tarefa de atuar conjuntamente com a Alas com vistas a disseminarem-se os frutos dessa rica herança cultural.




Nenhum comentário:
Postar um comentário