
O
Museu de Arte da Bahia sediou na tarde de ontem,17, a Palestra: "Os mitos de Fulgêncio entre duas tradições: a do julgamento de Páris e a de Hércules na encruzilhada" com o professor e escritor José Amarante, seguida de lançamento de 'O livro das Mitologias de Fulgêncio' de sua autoria.

Sucesso absoluto de público, as filas de autógrafos e selfies com o autor, estenderam-se noite adentro, regidas pelo Deus Baco. O Reitor João Carlos Salles, também marcou presença.
José Amarante Santos Sobrinho -Formado pela Universidade Federal da Bahia, com graduação em Letras Vernáculas (1999), mestrado em Letras e Linguística (2005) e doutorado em Língua e Cultura (2013), tendo a sua tese sido premiada com o Prêmio CAPES de Teses 2014 (Letras e Linguística) e com o Prêmio ANPOLL de Teses 2014 (Menção honrosa).


Atuou em educação básica no ensino público, foi diretor pedagógico de ensino privado na Bahia. Atuou como professor de graduação em instituições públicas e privadas da Bahia. Em 2006, seu livro de contos "Ainda em flor" recebeu o Prêmio Braskem de Literatura, tenso sido publicado pela Fundação Casa de Jorge Amado. É professor de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal da Bahia, atuando também como professor permanente no Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, na orientação de trabalhos sobre História da cultura escrita no Brasil, e como Professor Permanente no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura, na orientação de trabalhos sobre autores da Antiguidade Tardia e sobre mitologia clássica na Idade Média. Desenvolve pesquisas em Didática do Latim, História Social do Latim no Brasil e tradução de obras de Ausônio (séc. IV), Fulgêncio (Final do séc. V - Início do séc. VI d.C.), dos Mitógrafos do Vaticano. Em 2016, realizou seu pós-doutorado junto ao Centro Antropologia e Mondo Antico da Università di Siena, Itália, com bolsa de pós-doutorado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Nenhum comentário:
Postar um comentário