Aorta Talks reúne, no dia 20 de abril, profissionais nacionais e internacionais que se dedicam ao diagnóstico e tratamento de doenças da aorta
A maior e mais importante artéria do sistema circulatório será o foco do Aorta Talks, encontro inédito e inteiramente dedicado ao manejo de doenças que acometem a aorta. Estreante no calendário de eventos de saúde sediados em Salvador, o encontro acontece no dia 20 de abril com a missão de ser um grande fórum multidisciplinar de discussão e atualização científica na área. Reunindo cerca de 150 profissionais do Brasil e do exterior, o evento acontece no Wish Hotel da Bahia, a partir das 7h45.
O Aorta Talks pauta, principalmente, os avanços nos tratamentos das duas doenças relacionadas à aorta que mais acometem pacientes: o aneurisma e a dissecção da aorta. Um levantamento recente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) identificou que pelo menos 10 pessoas são internadas por dia no país por conta de aneurisma da aorta.
O mesmo estudo aponta que entre janeiro de 2012 e maio de 2022 quase 40 mil pessoas foram submetidas a procedimentos para tratamento da doença apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, cerca de 13% tiveram desfecho fatal. O número de casos seria ainda maior se fossem contabilizados os atendimentos realizados por planos de saúde e de modo particular.
“Falando em dissecção da aorta, estima-se hoje que ocorram cerca de 12 mil novos casos por ano no Brasil. É uma doença extremamente grave, fatal e, muitas vezes, metade dos pacientes morre sem um diagnóstico correto. Enquanto que de 70% a 80% dos pacientes submetidos a uma cirurgia no tempo adequado apresentam uma sobrevida excelente a longo prazo”, explica o Dr. André Brito, cirurgião vascular e endovascular, referência internacional em aorta, e um dos idealizadores do evento.
Além dele, o Aorta Talks tem também entre os idealizadores os médicos Dr. Leonardo Cortizo, Dr. Paulo Menezes Filho, Dr. Rodrigo Mota, Dr. João Pedro Carvalho e Dr Rodrigo Carvalho, integrantes do corpo clínico da Clínica IVA – Inteligência Vascular Avançada, de Salvador, realizadora do evento.
Programação
Em um dia de programação intensa, o encontro vai reunir cirurgiões vasculares, cirurgiões cardíacos, cardiologistas, radiologistas e outros profissionais dedicados aos cuidados da aorta. As sessões técnicas e palestras reúnem médicos do Brasil e do mundo renomados em suas áreas, promovendo atualização científica com ênfase nos estudos clínicos recentes e nas novas tecnologias destinadas ao tratamento de doenças.
“Em geral, os eventos científicos na área médica são direcionados para uma especialidade. É raro que se tenha eventos em que possamos nos conectar com as diferentes áreas profissionais. O intuito do Aorta Talks é, justamente, trazer a abordagem multidisciplinar e tentar que todos falem a mesma língua. Pois um especialista, sozinho, não vai conseguir oferecer o melhor cuidado para um paciente com doença da aorta”, destaca Dr. André Brito.
Pela manhã, o evento contará com as sessões: “Aorta Ascendente” (8h - 9h20), “Arco Aórtico” (9h20 - 10h40), e “Aorta Torácica e Toracoabdominal” (11h - 12h30), cada uma com cinco palestras relacionadas. À tarde, acontecerão as sessões: “O Time de Aorta” (13h30 - 15h), “O paciente no centro do cuidado” (15h - 15h20), com relato do paciente Mauro Cardim, e “Aorta abdominal e ilíacas” (15h40 - 17h20). A programação completa do evento está disponível no site https://aortatalks.com.br/.
Palestrantes
Entre os palestrantes, destaca-se a participação do médico grego Athanasios Katsargyris, referência mundial em cirurgia vascular, que atua na Alemanha e compartilhará sua experiência de 10 anos no Nuremberg Hospital, um dos maiores centros no mundo em cirurgia de aorta. Também as participações de Dr. Armando Lobato (SP), presidente da SBACV, Dr. André Chacon (RN), Dr. Douglas Cavalcanti (PE), Dr. Edwaldo Joviliano (SP), Dra. Grace Mulatti (SP), Gutemberg Gurgel (RN) e Dr. Rodrigo Bernardes (MG), entre outros.
O Aorta Talks deriva de um evento anterior,o IVATalks Aorta, realizado pelo mesmo grupo em 2023. A edição foi tão bem sucedida que se percebeu a necessidade e a demanda de ampliá-la em 2024. Além da programação de palestras, o evento contará com representantes da indústria médico-hospitalar, que são também patrocinadores no evento, entre eles Artvion, Cordis, Gore, Tadmedical, Embryo, Medicicor, ForLife, Micromedical, Medtronic, CardioMedh e RCL Medical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário