Eventos gratuitos marcam ‘Semana Fashion Revolution’ em Salvador - Salvador Acontece

BREAKING

sábado, 13 de abril de 2024

Eventos gratuitos marcam ‘Semana Fashion Revolution’ em Salvador


Programação inclui seminários, oficinas, bazares e ações de bem-estar



O público de Salvador interessado no universo da moda tem uma verdadeira jornada de eventos para incluir na agenda. A Semana Fashion Revolution, que promove ações em mais de 80 países de 15 e 24 de abril, ganha uma programação ainda mais extensa na capital baiana, que antecipa o início das atividades para este sábado, dia 13. Inspirados no tema “Como revolucionar a moda”, todos os eventos têm acesso gratuito e trazem como marca a diversidade de olhares e práticas que atravessam uma das cadeias produtivas de maior impacto no mundo.


A grade inclui seminário, mesas de debate com especialistas, exibição de filmes, bazares de troca de itens infantis e adultos e momentos voltados para o bem-estar de costureiras e artesãs. O ponto alto, porém, fica por conta do “Dia das Manualidades na Rua”, que acontecerá no dia 20 de abril (sábado), simultaneamente em todo o mundo, incluindo 112 cidades brasileiras. Em Salvador, a ação acontece no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho), das 14h às 17h.


Quem marcar presença terá a oportunidade de participar de oficinas de carimbo em tecido e “junkie journal” (cadernos feitos a partir de material reciclável), além da produção coletiva de cartazes ativistas e de uma grande bandeira de retalhos. O espaço também contará com máquinas de costura disponíveis para uso livre. Será também a oportunidade de assinatura simbólica de uma carta aberta voltada para o poder público e a sociedade baseada nos princípios que sustentam o movimento.


A curadoria da Semana Fashion Revolution Salvador é assinada por Marina de Luca, coordenadora de mobilização do Instituto Fashion Revolution, e Ana Fernanda Souza, representante do Fashion Revolution Brasil em Salvador e coordenadora do Comitê Racial e de Diversidade do movimento nacional. O evento é totalmente realizado por pessoas voluntárias e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Jornal Correio, Inclusive Comunicação, loja Euzaria, Ecoloy, Ateliê Amarena e Eu e Tu - A Arte do Encontro.


Sobre o Fashion Revolution - O movimento global foi criado em 2013, na Inglaterra, motivado pela tragédia ocorrida na fábrica Rana Plaza, em Bangladesh, que vitimou mais de 1.100 trabalhadoras e trabalhadores da moda. Desde então, a organização defende que a moda seja limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável, atuando por meio da comunicação, educação, colaboração, mobilização e participação. No Brasil, o movimento existe desde 2014 e vem desenvolvendo projetos, realizando atividades e fomentando a conexão entre pessoas, iniciativas e organizações do setor. Em 2018, foi criado o Instituto Fashion Revolution Brasil, uma organização da sociedade civil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas