Enecult completa 15 anos com debates sobre a cultura do ódio - Salvador Acontece

BREAKING

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Enecult completa 15 anos com debates sobre a cultura do ódio

A 15ª edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) começa no próximo dia 31 de julho (quarta-feira), contando com uma programação repleta de debates, apresentações de trabalhos, lançamentos de livros e atividades culturais, até 03 de agosto (sábado). Realizado desde 2005 na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e reconhecido internacionalmente, o evento segue como espaço para discussão sobre temas da cultura, numa perspectiva transversal e multidisciplinar. As inscrições para participar podem ser feitas até o dia 26 de julho, no link:www.enecult.ufba.br

A abertura do XV Enecult, no dia 31, será responsabilidade do escritor e antropólogo Luiz Eduardo Soares. Considerado um dos maiores especialistas em segurança pública do Brasil, ele conduzirá uma conferência sob o tema “política como experiência: ódio e as linguagens da intensidade”. No evento, ele lançará seu novo livro: Desmilitarizar; segurança pública e direitos humanos (Boitempo, 2019). O cientista político assinou os volumes 1 e 2 da série “Elite da Tropa”, obra inspiradora dos filmes “Tropa de Elite”. As ações começam às 18h, com uma abertura institucional, no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, na Federação.

Com coordenação geral dos professores doutores Adriano Sampaio e Lynn Alves, esta edição discute a cultura do ódio e medo no país, resistindo como espaço de produção conjunta. Alves comenta que, num momento onde educação, universidades, pesquisa, cultura e diversidade, em distintos aspectos, são preteridas é preciso criar os espaços para diálogo e debates, e exercitar o olhar crítico. “O diálogo é a essência do Enecult, que reúne pessoas de diferentes estados, países, gêneros, culturas. Esse encontro é fundamental para fomentar discussões e práticas que possam contribuir para reverter o quadro atual e superar as perdas atuais. Precisamos pensar e nos posicionar. Creio que o Enecult abre esse espaço de discussão, critica e luta”, diz.

Mesmo voltada a refletir sobre os desdobramentos do ódio e intolerância no Brasil, a programação do Enecult traz minicursos, simpósios e relatos, atingindo uma variedade de temas relacionados às culturas, indo de games até gestão cultural, passando pela política e diversidades sexuais. Além disso, durante os dias de encontro, 387 artigos serão apresentados em 19 grupos de trabalho, abordando os fenômenos da cultura.

SERVIÇO- XV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult)
Quando: 31 de julho a 03 de agosto de 2019
Onde: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
www.cult.ufba.br/enecult

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas