Entidade completa 11 anos de trabalho social - Salvador Acontece

BREAKING

terça-feira, 15 de julho de 2014

Entidade completa 11 anos de trabalho social

 No próximo dia 19 de julho, o Grupo Cultural Arte Consciente realiza uma grande festa para celebrar 11 anos de trabalho junto à comunidade de Saramandaia, bairro de Salvador. A partir das 16 horas, a Praça Euclides da Cunha, no Largo de Saramandaia, será palco de apresentações da Banda Mirim Arte Consciente, do Grupo de Capoeira Angola Palmares, do Circo Alegria e Grupo Arte Consciente, do Grupo Bom Boxe – Arte Consciente e da Banda Percussiva Consciente e convidados.

Grupo Cultural Arte Consciente
Com o principal objetivo de combater a violência e o alto índice de degradação social na comunidade de Saramandaia, foi criado em julho de 2003, o Grupo Cultural Arte Consciente (GCAC) que viu na promoção da arte-educação, uma ferramenta de resgate da autoestima da população e de transformação social.
A iniciativa partiu dos jovens artistas Antônio Marco, Alex Pereira e Fábio Santos que viram no projeto um caminho para promover uma formação, preparando crianças e jovens para a vida ensinando não apenas arte, mas princípios de cidadania, convivência e respeito.
Ao longo de 11 anos, a organização não governamental vem realizando oficinas de música, circo, boxe e capoeira para crianças e jovens da comunidade, promovendo um complemento à educação formal e evitando que eles estejam expostos às mazelas da violência urbana.

Histórias de sucesso
Há sete anos participando da oficina de boxe, Giovani Mendes Santos, hoje com 16 anos, é tricampeão baiano, vice-campeão paulista e bronze no brasileiro. Ele aponta como um dos principais motivos para participar das aulas o alto índice de violência do bairro. “O nível de criminalidade aqui no bairro é muito alto, mas as ações desse projeto, ao longo dos anos, vêm ajudando a reduzir esse problema.”
Outro ponto trabalhado pelo grupo com as crianças da comunidade é a construção da autoestima. É o que reafirma a adolescente de 12 anos, Tainá Pinto Santos, que vem desenvolvendo seu talento há seis anos na turma de circo. “Eu amo meu bairro e não trocaria ele por nenhum. Mesmo faltando algumas coisas como educação e saúde, eu amo Saramandaia”.
“Esse é um trabalho que fazemos voluntariamente com a comunidade. Já temos resultados na área da percussão, na área boxe temos hoje campeão baiano, campeão brasileiro e temos meninos que integram a seleção brasileira de boxe. Temos ex-alunos de percussão que já estão em outras bandas e que também formaram bandas. Temos seis meninos da oficina de circo trabalhando no complexo de Sauípe, na área de hotelaria, fazendo o entretenimento circense. Então nosso trabalho vem realmente dando resultados”, conta o professor de percussão, Alex Pereira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas