III Congresso Brasileiro de Mamona
Foi aberto ontem à noite, no Othon Palace Hotel em Salvador, o III Congresso Brasileiro de Mamona, em solenidade presidida pelo Secretário de Agricultura do Estado, Geraldo Simões, em que marcaram presença representantes de todas as instituições envolvidas. A Embrapa Algodão, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (SEAGRI), a Petrobras e demais parceiros realizarão o III Congresso Brasileiro de Mamona – Energia e Ricinoquímica, na cidade de Salvador, BA.
Este congresso que se estende até ao dia 7, visa incentivar o desenvolvimento sustentável do agronegócio desta oleaginosa no Brasil, mediante a troca de experiências e informações entre os diferentes segmentos da cadeia agroindustrial: produtores, industriais de extração de óleo, industrias de equipamentos e combustíveis, instituições de pesquisa, empresas de fomento, universidades e ONGs.
Serão discutidos os rumos da pesquisa, produção, industrialização na ricinoquímica e produção de biocombustíveis e como geradora de emprego e renda na cidade e no campo para mais de um milhão de pessoas nas diversas regiões produtoras do Pais.
A Bahia se destaca no agronegócio da mamona como o maior produtor nacional, com larga tradição no cultivo desta oleaginosa.Possui as principais indústrias de extração e transformação do óleo em outros produtos, sendo expoente também no setor industrial. No Estado, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA, instituição vinculada a SEAGRI, trabalha em pesquisa e presta um inestimável trabalho de fomento e assistência técnica aos produtores de base familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário