Livro “A Infinita Clô” resgata legado e homenageia multiartista Clotilde Sampaio - Salvador Acontece

BREAKING

terça-feira, 23 de abril de 2024

Livro “A Infinita Clô” resgata legado e homenageia multiartista Clotilde Sampaio


Clotilde Sampaio (1940-2010

“Nasci para ser poeta”

O Movimento EXPLOESIA e a escritora e poeta Vitória Régia Sampaio, lançam no dia 25 de abril, quinta-feira, às 17h, na Academia de Letras da Bahia, em Nazaré, o livro “A Infinita Clô”, uma homenagem à multifacetada artista - escritora, poeta,  compositora e atriz, - Clotilde Sampaio. O livro é resultado de um ato de amor e obstinação da filha Vitória Régia Sampaio, organizadora da obra, que há mais de dez anos vive debruçada e imersa no vasto material literário deixado por sua mãe. Com o Dia das Mães se aproximando, o gesto abnegado é uma homenagem à mentora do Movimento EXPLOESIA, que abriga e inspira mais de 40 poetas femininas locais.

Clotilde Sampaio afirmava que havia nascido para ser poeta. Autodidata, esmerou-se em sonetos tal qual sua referência máxima, a poeta portuguesa Florbela Espanca. Sentia-se também espiritualmente ligada a ela. O livro “A Infinita Clô” tem 340 páginas e 10 blocos de textos, onde há poesias dedicadas ao seu grande “muso”, pai de dois dos seus cinco filhos, poesias que ela dedica a si mesma, poesias dedicadas às mulheres, poesias da fase baiana, textos em prosa nascidos de anotações diárias, poesias que outros fizeram para ela, principalmente participantes do grupo poético, letras de músicas e fotografias.

Em agosto de 2023 o Movimento EXPLOESIA participou da FLIPELÔ, no espaço da ABI - Associação Baiana de Imprensa, apresentando parte da história desta poeta paulista que viveu no Largo do Pelourinho, 16, entre 1988 e 2005, local e período em que seus versos se agigantaram por força de maior liberdade criativa, influenciada pela cultura baiana.

Neste evento do lançamento, onde poderão ser adquiridos os livros autografados por sua filha Vitória Régia, haverá performances, recitais e músicas com a manifestação do grupo de poetas mulheres do Movimento EXPLOESIA, tudo em torno da mensagem deixada por “Clô”, como gostava de ser chamada na intimidade. Os 70 primeiros compradores do livro ganharão o único livreto (original) “Está Escrito”, lançado em 1992 na Cantina da Lua.

Serviço:

Lançamento do livro “A Infinita Clô”, em homenagem à multiartista Clotilde Sampaio

Apresentação – Vitória Régia Sampaio / Movimento EXPLOESIA

Data – 25/04/24 – quinta-feira

Horário – das 17 às 20 horas

Local – Academia de Letras da Bahia, ALB, Nazaré

Apresentação – Vitória Régia Sampaio / Movimento EXPLOESIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas