400 anos da ocupação holandesa em Salvador é tema de congresso internacional com pesquisadores de diversos países
Encontro acontece entre os dias 23 e 25 de abril, no Museu Carlos Costa Pinto e conta com co-organização do Instituto Cervantes Salvador
Reprodução: Ataque holandês a Salvador, em 1624. Ilustração holandesa - Século XVII
Salvador, 22 de abril de 2023 - Salvador vai sediar entre os dias 23 e 25 de abril o Congresso Internacional 'Salvador dos Holandeses - Entre a Monarquia Hispânica e os Países Baixos 400 anos (1624-2024)’. O encontro, que vai reunir pesquisadores do Brasil, Espanha e Holanda, acontece no Museu Carlos Costa Pinto e conta com a co-organização do Instituto Cervantes Salvador e da Embaixada da Espanha no Brasil, por meio do Consulado Geral da Espanha em Salvador. As inscrições podem ser feitas no site do evento.
O objetivo do evento é lançar luz sobre a ocupação holandesa de Salvador e a posterior recuperação pela armada hispano-lusa, que aconteceu entre 1624 e 1625. A tentativa de ocupação ocorreu anteriormente, em 1604, mas os holandeses não tiveram sucesso contra as defesas da cidade. 20 anos depois, Salvador foi conquistada após 24h de batalha, mas os portugueses e espanhois expulsaram os holandeses em 1625. A Espanha teve papel fundamental no processo de retomada, uma vez que os dois países ibéricos estavam sob o reinado de Felipe IV e formavam a União Ibérica, unidade política que vigorou entre 1580 e 1640.
Durante o congresso, serão apresentados insights exclusivos de documentos históricos espanhois e holandeses recém-encontrados no Arquivo de Simancas, na Espanha, e no Arquivo Nacional da Holanda, além de documentos oriundos de arquivos portugueses, como o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o Arquivo Histórico Ultramarino.
A abertura do congresso contará com as participações da Embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, e do Embaixador dos Países Baixos no Brasil, André Driessen, além do diretor do Instituto Cervantes Salvador, Daniel Gallego Arcas.
Participam pesquisadores da universidades federais da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e da Universidade de São Paulo, além de especialistas Universidade de Leiden, Universidad de Salamanca, International Institute for Social History, Universidad Pablo de Olavide, Universidad de Alcalá, Madrid Institute for Advanced Study/Universidade Autônoma de Madri e Radboud Universiteit.
SERVIÇO
O quê: Congresso Internacional 'Salvador dos Holandeses - Entre a Monarquia Hispânica e os Países Baixos 400 anos (1624-2024)’
Onde: Museu Carlos Costa Pinto (Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória - Salvador)
Quando: 23 a 25 de abril
Mais informações: Instituto Cervantes Salvador | @institutocervantessalvador
Instituto Cervantes
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário