Prêmio de Incentivo à Educação visa o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões da leitura, oralidade e escrita
Escolas apresentam resultados dos seus projetos no Teatro da Cidade do Saber
As dez escolas municipais de Camaçari e Dias d’ Ávila concorrentes ao Prêmio de Incentivo à Educação, promovido pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari/ Cofic, iniciam no dia 2 de outubro as apresentações públicas dos seus projetos educativos, focados na leitura, oralidade e escrita. As apresentações desta quarta-feira acontecem no teatro da Cidade do Saber, em Camaçari, em dois turnos, e abrangem os trabalhos desenvolvidos pelas cinco escolas selecionadas de Camaçari. No dia 4 de outubro, será a vez das cinco escolas selecionadas de Dias d’Àvila apresentarem os seus trabalhos.
Iniciativa das empresas do Polo, através do Cofic, em parceria com as Secretarias de Educação de Camaçari e Dias D’Ávila, a premiação tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do ensino - aprendizagem nas escolas que oferecem ensino regular desde a educação infantil ao 9o ano do Ensino Fundamental, Cada uma das dez escolas finalistas recebe uma ajuda de custo de R$ 3 mil convertidos em materiais para implementação das suas ações. Já as escolas vencedoras recebem o prêmio de R$ 10 mil.
O trabalho das escolas conta com a supervisão de um grupo formado por especialistas na área de Educação: Marieni Oliveira, pedagoga; Rutildes Moreira da Fonseca, mestre em Letras; Eliete Santana, mestre em Linguística; Marília Saraiva, pedagoga; e Sandra Loureiro, mestre em Educação e Contemporaneidade. Eles contribuem para o aperfeiçoamento das propostas educativas das escolas, colaborando para o crescimento dos cerca de quatro mil estudantes e 200 professores envolvidos na premiação. Vale observar que os projetos deste ano trazem, em sua abordagem, temáticas das áreas de literatura, história, arte, cultura e meio ambiente, com o objetivo comum de estimular, reconhecer, socializar e divulgar ações pedagógicas, cujos resultados se revertam no desenvolvimento do aprendizado dos alunos da Língua Portuguesa, nas dimensões da Leitura, Expressão Oral e Escrita.
Apresentações em dois momentos
O Fórum de Experiências – como é chamado essa etapa da premiação – ocorre em dois momentos, sempre no teatro da Cidade do Saber, em Camaçari. No dia de 2 de outubro, apresentam-se, no turno da manhã, as escolas Clube de Mães, com o projeto “O prazer de ler e escrever com a família na escola”; Marina Tavares, com o projeto “Fábrica Literária”; e Padre Paulo Tonucci, com o projeto “Arte, leitura e cultura, uma bela mistura ”. Durante a tarde, apresentam-se as escolas Paulo Freire, com o projeto “Onde eu Moro”; e Cleusa Moreira, com o projeto “Navegar é preciso. Compartilhar é fundamental”, todas de Camaçari.
No dia 4 de outubro, será a vez das escolas de Dias d´Ávila apresentarem os seus projetos. Pela manhã, apresentam-se as escolas Bosque, com o projeto “Muda com a gente. Plantando boas sementes colhemos bons frutos no Bosque”; Madre Diamantina, com o projeto “Construindo memorial recheado de leitura e escrita” e Padre Torrend, com o projeto “Escola dos meus sonhos: leitores e futuros escritores autografando para a vida”. Pela tarde, será a vez das escolas Carlos Drumond de Andrade e Normélia Moura, que apresentarão, respectivamente, os projetos “Lendo, escrevendo, cantando e aprendendo no universo encantado de Vinicius de Moraes” e “Dias d’Ávila: minha cidade, minha história, cantada em versos e prosas”
Nenhum comentário:
Postar um comentário