Como parte das ações comemorativas pelos 20 anos do Prêmio Braskem de Teatro (PBT), educadores e estudantes de escolas estaduais e municipais, ONGs e associações comunitárias vão estar envolvidos no Festival Internacional de Artes Cênicas (Fiac Bahia), através do projeto “Mediação FIAC – Programa de Formação em Artes Cênicas 2013”, promovido pela Braskem. O Fiac começou no último dia 20 e vai até o próximo dia 29 com espetáculos em vários espaços culturais de Salvador.
O objetivo do Mediação Fiac é fortalecer a produção local e valorizar os profissionais que vivem dessa arte. Dentre as ações formativas, estão a apreciação de espetáculos, conversas com profissionais de artes cênicas, visitas guiadas a equipamentos culturais, capacitação profissional e oficinas artísticas. Na perspectiva de ampliar este diálogo, algumas montagens que integram a programação do Festival fazem parte do cronograma do Mediação.
“O Fiac oferece a possibilidade de os participantes do Mediação apreciarem os espetáculos de outros estados brasileiros e compartilhar esta experiência entre eles e com os artistas”, afirma o coordenador geral do Mediação Fiac, Felipe de Assis. Entre os espetáculos que serão apreciados durante o festival, estão “Nunca Nade Sozinho”, “Pequena Coleção de Todas as Coisas”, “Paraodox”, “O Segredo da Arca de Trancoso” e “Dissidente”.
Desdobramento - Desenvolvido em 2012 e 2013 como parte do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac), o projeto Mediaçao Fiac, este ano, ganha independência em sua realização, graças ao patrocínio da Braskem e Governo da Bahia através do Fazcultura.
As atividades de caráter artístico-pedagógica beneficiam diretamente cerca de 2.500, reconhecendo e reafirmando o lugar do educador como parceiro na formação de crianças, jovens e adultos, no desenvolvimento de uma cidadania plena. O objetivo é ampliar a importância do público como parte ativa na cadeia de produção artística e fortalecer a sua condição de cidadão cultural, a partir do tripé de apreciação, reflexão e prática artística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário