Fundado em 1863 por um grupo de portugueses, o Gabinete completou o sesquicentenário no dia 2 de março. Para marcar os festejos, diversas ações, a exemplo da recuperação do acervo da Biblioteca, cursos, palestras, seminários e visitas guiadas, têm sido realizadas. E na avaliação do presidente do Gabinete, Manuel Bernardino da Silva, essa revitalização cultural foi fundamental para que a Câmara Municipal tornasse público a importância da entidade portuguesa no cenário baiano.
Este mesmo reconhecimento, de acordo com o cônsul geral de Portugal na Bahia, José Manuel Lomba, é um grande incentivo para a continuidade das atividades do Gabinete e a sua abertura e entrosamento na vida cultural da cidade de Salvador. “Associo-me e regozijo-me com esta homenagem e felicito os seus dirigentes na pessoa do seu Presidente pelo trabalho que têm desempenhado”.
Diversas entidades, associados, amigos, além da comunidade, estão especialmente convidados para acompanhar a cerimônia. “O Gabinete Português de Leitura é, ao lado de algumas outras instituições, símbolo da cidade de Salvador. É parte da nossa matriz cultural. A homenagem aos 150 anos de fundação é mais do que merecida, é um tributo ao povo português e ao que ele representa no nosso imaginário”, reforça o autor da proposta, vereador Everaldo Augusto.
Serviço: Homenagem aos 150 anos do Gabinete Português de Leitura
Quando: 26 de setembro, às 18h30
Local: Salão Cosme de Farias - Câmara Municipal de Salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário