Melina Bastos, gerente de consultoria da Performance, revela quais benefícios esses profissionais podem trazer às empresas
O sonho de uma aposentadoria tranquila está ficando cada vez mais distante da realidade dos brasileiros. Como já é comum na maioria dos países europeus, o número de pessoas acima de 60 anos cresceu no país, ultrapassando a marca de 23,5 milhões, o equivalente a 12% da população total. Consequentemente, aumentou também o número de idosos que continuam trabalhando. De acordo com informações do IBGE, três em cada dez seguem exercendo atividades remuneradas.
Para as empresas, aproveitar a maturidade desse nicho de colaboradores pode representar ganhos significativos. “Os principais benefícios são a expertise e conhecimento do negócio adquiridos ao longo de toda uma carreira profissional, o equilíbrio emocional para lidar com as diversas situações do dia a dia e em especial conflitos que possam vir a existir e um maior nível de comprometimento”, destaca Melina Bastos, gerente de consultoria organizacional da Performance Auditoria e Consultoria Empresarial.
Segundo a especialista, a experiência acumulada deve ser disponibilizada aos demais colaboradores. “Pode ser gerenciada a participação em treinamentos, programas de integração e coach, entre outros. Poucas empresas percebem quão relevante e estratégico pode ser a contratação desses profissionais e a transferência de conhecimentos”, afirma Melina.
Vale a pena investir?
Apesar dos benefícios citados, a gerente alerta também para os riscos do investimento em profissionais com a idade mais avançada. “A possibilidade de perda de produtividade, dificuldade de lidar com novas tecnologias, atualizações técnicas e aumento dos custos atrelados à saúde ocupacional devem ser levados em consideração”, revela.
Entretanto, com o envelhecimento da população brasileira as empresas estão atentas à necessidade de contratar e reter esses profissionais diante da escassez de mão de obra qualificada. Além disso, disseminam internamente práticas como o home office, horários mais flexíveis e redução da jornada de trabalho.
Entre os maiores desafios, Melina destaca a dificuldade em proporcionar um ambiente e condições saudáveis de trabalho para essa faixa etária. “As empresas precisam estar atentas à disseminação dessa cultura e valores por toda organização de forma que mantenha relacionamentos e convivência salutar entre profissionais de diferentes perfis”, alerta.
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