PRÊMIO BRASKEM FOI LANÇADO NA ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA - Salvador Acontece

BREAKING

sexta-feira, 19 de março de 2010

PRÊMIO BRASKEM FOI LANÇADO NA ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA

A Academia de Letras da Bahia fez ontem a abertura do ano acadêmico, em ato solene, com o lançamento do Prêmio Nacional Academia de Letras da Bahia - Braskem, Ficção 2010. Sob o tema “Afro-brasileiro”, concorrerão ao prêmio obras literárias nos estilos: conto, novela ou romance, escritos por autor de nacionalidade brasileira. O vencedor terá seu livro publicado por uma editora de projeção nacional e receberá um prêmio de R$ 15.000,00. As inscrições já estão abertas, a partir de ontem e encerram-se em 17 de Setembro de 2010.

Na noite de ontem, ainda foi lançado o livro “Sete Portas”, do escritor Ordep Serra, vencedor do prêmio “Conto” 2008.
O escritor e professor Ordep Serra disse estar muito feliz, por lançar esta obra, que foi a primeira, neste estilo, já que estava habituado a escrever, num estilo completamente diferente, mas que certamente outras do género virão, já que tomou gosto pelo prêmio.

“… É um orgulho para qualquer escritor vencer este prêmio. Já publiquei vários livros. Este é uma obra de ficção que conta a história da cidade de Cachoeira. “Sete Portas” retrata a memória de um antigo bar da cidade. É com muito orgulho que escrevo sobre minha cidade querida”.

Para o presidente da Academia de Letras, Edivaldo Boaventura, o prêmio Braskem, é muito importante, para qualquer escritor, dado a projeção conseguida ao longo de quase duas décadas, da existência do prémio.

Já o Secretário de Cultura Márcio Meirelles, que estava presente, e representava o Governador naquele ato, disse…” Este prêmio é de grande importância para a literatura brasileira. A Academia tem um papel fundamental no fomento da leitura. “

O Presidente, Edivaldo Boaventura, aproveitou para fazer uma retrospectiva das atividades da Academia no ano transato, e também os projetos para este ano, citando que a academia foi eleita Ponto de Cultura.
Assim hoje, será feita já o primeiro debate, mensal, de uma obra, reunindo um acadêmico e um escritor, além dos debatedores convidados.
O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva e articula todas as demais ações do Programa Cultura Viva. Iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmaram convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, tornam-se Pontos de Cultura e ficam responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas