Páginas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

NOTAS DE CARNAVAL


Axé Anos 80: o trio que tem história pra cantar

O projeto busca resgatar a poesia do início da música baiana de trio. Dois dias, dois desfiles, dois trios de artistas, dois estilos, dois momentos inesquecíveis. No Carnaval dos 60 anos do Trio Elétrico, a alegria no Trio Axé Anos 80 será em dobro. Um encontro imperdível com os artistas que fizeram os anos 80 virar história.

“O Axé Anos 80, pelo segundo ano, traz o universo do início da música baiana de trio, quando tínhamos mais poesia. Hoje o compromisso com a indústria, com o sucesso, "engessa" tanto artistas, quanto compositores. Construí um encontro mais acústico e outro com a estética musical dos anos 80. Estou adorando rever amigos, com diversidade e talentos primorosos que a nova geração precisa conhecer", comenta Andrezão Simões, Curador e Produtor Artístico do projeto Axé Anos 80.

O primeiro trio é formado pelos artistas Alexandre Leão, Márcia Short e Buk Jones com arranjos especiais eletro-acústicos para os sucessos da música baiana, desfilando sexta-feira (12/02), às 20h, na Barra. O segundo trio de artistas é composto por Ademar Andrade (Banda Furtacor), Sarajane e Virgílio, desfilando terça-feira (16/02), às 16h na Avenida, trazendo o repertório que marcou toda a geração para o último dia do Carnaval.

A realização do Trio Axé Anos 80 faz parte do programa Carnaval Pipoca da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) juntamente com a Embasa e a Bahiagás como patrocinadores. Você vai sorrir, cantar, pular e reviver grandes momentos em dois dias de desfile.

Trio Axé Anos 80

. Sexta-feira 12/02, 20h - Circuito Barra-Ondina: Márcia Short, Buck Jones e Alexandre Leão

. Terça-feira 16/02, 16h - Circuito Campo Grande: Sarajane, Virgílio e Ademar (e Banda Furtacor)



Rio Vermelho no Monte Pascoal


Banda abre a folia com festa no camarote

Isso é que é começar o carnaval com o pé direito! O primeiro show da banda Rio Vermelho no carnaval vai acontecer dentro do camarote Monte Pascoal, um dos pontos mais badalados da folia. A banda se apresenta no palco, montado especialmente para as atrações internas do camarote – que também contará com a presença do DJ Jesus Luz.

No repértório, os músicos Peu (voz), Diogo e Raoni (guitarras), Heldinho (baixo) e Nelson (bateria) acrescentam às suas releituras de sucessos locais, nacionais e internacionais os hits da axé music – das antigas, como “We are the world of carnaval” (Netinho), a “Parará” (Tomate), passando por “Toneladas de desejo” e “Alegria Original” (Timbalada).

Nos dias seguintes, a banda se apresenta na V Feijoada do Hotel Sol Barra, no Camarote do Nana (por duas vezes), no projeto Carnaval nos Bairros (Prefeitura) e com um trio independente no Circuito Osmar.

Mais informações: 71 2103-4111




BECO DO FORRÓ

Ondina recebe um pedacinho do São João durante os seis dias de Carnaval

Se o axé music invadiu o interior este ano a imigração será inversa. O Carnaval 2010 de Salvador recebe um espaço dedicado exclusivamente ao forró. O tradicional beco da Rua Roshild Moreira – Ondina ( ao lado do Salvador Praia Hotel ) terá a partir das 19 horas até a madrugada, shows da banda Flor Serena e seus convidados, nos intervalos das passagens dos trios elétricos. A partir desta sexta-feira (dia 12), a rua estará tipicamente decorada como uma vila junina, com bandeirolas, balões e fachada típica de um arraial.

A idéia inicial surgiu em 2006, quando a banda tocou o autêntico forró em cima de um automóvel – Rural Wills na mesma rua. Apesar da improvisação, a “vila” se tornou um sucesso. O público aceitou a ideia e o arrasta-pé “comia no centro”.

O projeto cresceu. “Nossa intenção é mostrar ao turista que vem à Bahia que o nosso São João é muito forte, queremos inserir esse gênero contagiante, cultural e pacífico em meio às comemorações Carnavalescas”, revela Verlando Gomes, um dos idealizadores do projeto. O improvisado beco do forró deu origem a um produzido espaço. “Mesmo sem produção recebemos elogios de nomTamanho da fontees como Bel Marques (Chiclete com Banana), Margareth Menezes e da banda Dodô e Osmar”, conta Verlando.

Entre os artistas convidados para participar da antecipada folia junina, estão Celo Costa, Estakazero, João Sereno, Cicinho de Assis, Zé de Tonha, Bando do Velho Chico, Carlos Pita e Zelito Miranda. “Vamos trazer um pedacinho do interior da Bahia para o Carnaval”, garante o produtor.

O projeto tem o apoio do Governo do Estado, através da Bahia Turismo, Saltur, Prefeitura de Amargosa, Prefeitura de Cruz das Almas, Forró do Bosque, Petrobras e Policia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário