SURF ECO FESTIVAL 2009 - Salvador Acontece

BREAKING

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SURF ECO FESTIVAL 2009

Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 abre as disputas masculinas na Bahia


Gabriel Medina venceu a bateria que inaugurou a decisão das seletivas sub-20 sul-americanas

Começou o show de aéreos e manobras espetaculares no Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 com a estréia das baterias masculinas em Salvador. O paulista Gabriel Medina venceu o primeiro confronto da quinta-feira de ondas de meio metro de altura na Praia do Psiu, no Jardim de Alah, depois batendo o líder do ranking das seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP. Miguel Pupo passou em segundo, com os grandes amigos festejando mais uma dobradinha vitoriosa neste ano. A atração da manhã na capital baiana foi a categoria sub-20 e a inédita etapa do WQS só foi iniciada pela tarde, após a paralisação por causa da maré seca, que afeta bastante a qualidade das ondas no Jardim de Alah.

“Estou amarradão de ter passado as baterias, porque o mar está bem difícil, mas consegui passar pra amanhã e vou dar o gás para passar as próximas fases”, prometeu a nova sensação do surfe brasileiro, Gabriel Medina, que com 15 anos de idade se tornou o mais jovem vencedor de uma etapa do WQS em toda a história, na Praia Mole de Florianópolis. Ele saiu feliz com a dobradinha com Miguel Pupo. “Nas cinco ou seis baterias que competimos juntos esse ano, passamos juntos em todas. É irado isso!”.

Na bateria que inaugurou a decisão das seletivas sul-americanas masculinas da ASP South America no Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009, Medina derrotou dois baianos, Wheslen Christian e Danilo Almeida. Depois, encontrou o amigo Miguel Pupo que estreava na segunda fase e os dois despacharam o capixaba Krystian Kymerson e o catarinense Cauê Wood, com Medina agora seguindo para pegar o vice-líder do ranking sub-20 sul-americano, o catarinense Alejo Muniz, um dos dezesseis cabeças-de-chave da terceira rodada da competição, que será realizada nesta sexta-feira na Praia do Psiu. Miguel Pupo foi para a segunda bateria, encabeçada por Peterson Crisanto (PR) e Peterson Thomaz (SC).

“A primeira bateria no campeonato sempre fico nervoso, estava com medo de perder e não consegui surfar direito. Agora o nervoso já passou e vamos com tudo para tentar chegar na final”, disse Miguel. “Legal que eu e o Medina passamos juntos de novo. Estamos invictos esse ano, ninguém conseguiu ganhar da gente até agora e tomara que continue assim até o final da carreira. Esse campeonato é bem importante porque vale o dobro dos pontos das outras três etapas e por isso é que fiquei nervoso. Sei que se bobear, vários podem me passar e eu até ficar fora do time, então tenho que passar baterias pra garantir minha vaga e conto até com o Medina para ir ajudando a derrubar adversários”, confidenciou.

Em décimo lugar no ranking das seletivas da ASP South America para o próximo Mundial Pro Junior na Austrália, o pernambucano Ian Gouveia sabe que a pontuação dobrada do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 aumentou as chances de vários competidores. Ele estreou na quarta bateria da segunda fase, superando o catarinense Pedro Husadel e o baiano Wily Correa para passar atrás do catarinense Marthen Pagliarini. O filho do maior ídolo do surfe brasileiro em todos os tempos, Fábio Gouveia, agora vai encarar o atual campeão sul-americano sub-20, Alex Ribeiro, um dos adversários da terceira fase.

“O mar está meio difícil pra achar as ondas boas e tive sorte de achar algumas pra me classificar, pois o importante agora era passar pra próxima fase”, falou Ian Gouveia. “Esse campeonato tem Grade 3, vale 2.000 pontos, isso possibilitou de mais gente poder se classificar e show de bola. Sei que tem muitos atletas bons na briga e vai ser difícil conseguir essa vaga, certamente teremos grandes disputas aqui até domingo”, disse o pernambucano de apenas 16 anos de idade, que mora em Florianópolis (SC).

A torcida baiana também festejou na quinta-feira, com a vitória do surfista de Ilhéus, Franklin Serpa, em sua estréia no Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009. Na última bateria antes da paralisação da prova por causa da maré seca no Jardim de Alah, Serpa não conseguiu mostrar tudo o que sabe nas difíceis condições do mar quase sem ondas na Praia do Psiu. Ocupando a sétima posição no ranking, ele é o baiano mais bem colocado na corrida pelas quatro vagas para o Mundial Pro-Junior da Austrália.

“Está muito difícil o mar, a maré muito seca dificultando mais ainda e não consegui me achar na bateria, mas o importante é que passei”, disse Franklin Serpa, aliviado com a vitória. “Campeonato com pontos dobrados, está todo mundo lutando muito, com unhas e dentes, mas pretendo brigar até o fim por uma vaga e me concentrar melhor nas próximas baterias para tentar carimbar minha classificação aqui”.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com os patrocínios do Governo Federal, através da Petrobras; Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Bahiatursa; Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação; Gol Linhas Aéreas; Shopping Iguatemi; Surfing Series e Rede Outlight. Os apoiadores do evento são: Uranos; Anônima; Makai; AL2; Pacific Beach; Pipeline; Litoral 655; K & K; Overboard; Star Point; Hot Water; Backwash; Tent Beach; Billabong Salvador; KYW, Drill, Revista Hardcore, Surf Bahia e Waves. As três provas do evento são homologadas pela ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf) e transmitidas ao vivo pelo http://www.aspsouthamerica.com.br/

PRIMEIRA FASE MASCULINA SUB-20 – 3.o=49.o lugar (480 pts) / 4.o=53.o (440 pts):
1.a: 1-Gabriel Medina (BRA), 2-Wheslen Christian (BRA), 3-Danilo Almeida (BRA)
2.a: 1-Aurélio Santana (BRA), 2-Wily Correa (BRA), 3-Tahlis Luis (BRA), 4-Ítalo Ferreira (BRA)
3.a: 1-Ian Costa (BRA), 2-Victor Drews (BRA), 4-Saul Senna (BRA), 3-Vinicius Wichrestiuk (BRA)
4.a: 1-Leo Andrade (BRA), 2-Bruno Matheus (BRA), 3-Ygor Arakaki (BRA), 4-Igor Reis (BRA)

SEGUNDA FASE MASCULINA SUB-20 – 3.o=33.o lugar (640 pts) / 4.o=41.o (560 pts):
1.a: 1-Gabriel Medina (BRA), 2-Miguel Pupo (BRA), 3-Krystian Kymerson (BRA), 4-Cauê Wood (BRA)
2.a: 1-Caio Vaz (BRA), 2-Wheslen Christian (BRA), 3-Leandro Santos (BRA), 4-Daniel Gonçalves (BRA)
3.a: 1-Bruno Moraes (BRA), 2-Santiago Muniz (BRA), 3-Aurelio Santana (BRA), 4-Bryan Franco (BRA)
4.a: 1-Marthen Pagliarini (BRA), 2-Ian Gouveia (BRA), 3-Pedro Husadel (BRA), 4-Wily Correa (BRA)
5.a: 1-Franklin Serpa (BRA), 2-Gustavo Sanches (BRA), 3-Ian Costa (BRA), 4-Yan Daberkow (BRA)
6.a: Thiago Guimarães (BRA), Vitor Valentim (BRA), Cesar Aguiar (BRA), Victor Drews (BRA)
7.a: Emerson Silva (BRA), Nathan Brandi (BRA), Ícaro Ronchi (BRA), Leo Andrade (BRA)
8.a: Caio Ibelli (BRA), Bruno Lopes (BRA), Jonatan Busseti (BRA), Bruno Matheus (BRA)

PRIMEIRA FASE DO WQS MASCULINO – começa as 14 horas em Salvador:
01: Heloy Junior (BRA), Tamae Bettero (BRA), Bruno Matheus (BRA)
02: Cauê Wood (BRA), Magno Pacheco (BRA), Itim Silva (BRA), Filipe Toledo (BRA)
03: Peterson Filho (BRA), Ícaro Ronchi (BRA), Aurélio Santana (BRA), Adilton Mariano (BRA)
04: Ítalo Ferreira (BRA), Leo Sepulveda (BRA), Saul Senna (BRA), Davi Pimenta (BRA)
05: Silva Gutemberque (BRA), Leandro Santos (BRA), Marthen Pagliarini (BRA)
06: Rudá Carvalho (BRA), Thiago Guimarães (BRA), Christian Wheslen (BRA), Cesar Aguiar (BRA)
07: Dell Gama (BRA), Pedro Husadel (BRA), Gustavo Sanches (BRA), Michel Roque (BRA)
08: Wily Correa (BRA), Armando Daltro (BRA), Franklin Serpa (BRA), Heloy Lorenzo (BRA)

Fotos: 1 - Foto do paulista Gabriel Medina, que venceu a primeira bateria masculina do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 nesta quinta-feira na Praia do Psiu, no Jardim de Alah, em Salvador (BA).
2 - Foto do baiano Franklin Serpa, que estreou com vitória na seletiva sul-americana sub-20 do.
3 - Foto do pernambucano Ian Gouveia, que está na briga pelas quatro vagas para o Mundial Pro Junior da ASP que estão sendo definidas no Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 no Jardim de Alah, em Salvador (BA).
4 - Foto do paulista Miguel Pupo, que está defendendo a liderança do ranking sul-americano sub-20.

CRÉDITO DAS FOTOS: DANIEL SMORIGO (ASP SOUTH AMERICA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas