Médico baiano recebe homenagem da Câmara em mais uma edição da comenda Thomé de Souza
No dia 15 de julho, o oncologista ortopédico Alex Guedes será laureado com a mais alta honraria da Câmara Municipal de Salvador, a Medalha Thomé de Souza. O evento acontece no plenário Cosme de Farias da Câmara de Vereadores de Salvador, a partir das 19h. A homenagem foi requerida pelo vereador Jorge Jambeiro e aceita por unanimidade pela Casa. “Podemos dizer que o Dr. Guedes é o mais credenciado médico oncologista ortopedista da Bahia. Além de ser um dos pioneiros na implementação da especialidade no estado, seu maior mérito está na missão de atender, operar e tratar a quem precisa, independente de idade e condição social”, ressalta o vereador Jambeiro.
Graduado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública , em 1993 , o médico Alex Guedes iniciou sua trajetória na área de ortopedia e traumatologia na Santa Casa de São Paulo, onde fez residência médica entre 1994 e 1997. “A Santa Casa de São Paulo é um centro de referência no tratamento de ortopedia e traumatologia em toda América Latina. Ser convidado para fazer parte deste grupo foi determinante para minha trajetória profissional nesta área”, acrescenta o especialista. Depois de oito anos em São Paulo, Guedes retornou a Salvador e iniciou trabalho voluntário no setor de tumor ósseo do Hospital Santa Izabel.
Com a experiência adquirida ao longo do tempo em que esteve na Santa Casa (SP), o médico baiano conseguiu implantar a especialidade de oncologia ortopédica na capital baiana. Atualmente, o médico Alex Guedes é chefe do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Universitário Professor Edgar Santos e do Hospital Santa Izabel e responsável pela formação de novos profissionais, atuando como preceptor nas residências médicas em Ortopedia e Traumatologia destas instituições.
Ao longo dos nove anos de desempenho da atividade na Bahia, o oncologista já realizou 15 mil atendimentos e 2.700 cirurgias. Grande parte dos procedimentos realizados em pacientes carentes, vindos de diversos municípios do interior. “Existem poucos centros de tratamento avançado no estado. Por isso, opero pessoas não só de outros hospitais de Salvador, como também de outras cidades”, explica. Considerado um dos pioneiros da área de oncologia ortopédica na Bahia, o especialista avalia que a Medalha Thomé de Souza é um reconhecimento em vida de uma trajetória de anos de dedicação. “Este prêmio prestigia não só a mim, mas toda equipe multidisciplinar envolvida no atendimento dos pacientes”, conclui o médico expressando sua satisfação com a homenagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário