Nova técnica de reconstituição da pele beneficia vítimas de queimaduras
Primeira cirurgia baiana de reconstituição de pele para queimados, utilizando a nova técnica de matriz dérmica, aconteceu, em março, no Hospital São Rafael
A reconstituição da pele através da utilização de uma matriz dérmica (composta por colágeno bovino e silicone) é a mais nova técnica de tratamento cirúrgico para pacientes vítimas de queimaduras de terceiro grau. A primeira cirurgia da Bahia aconteceu no último dia 13 de março, no Hospital São Rafael, em uma criança de 9 anos, que teve 20% da área corpórea (tórax e abdome) atingida após um acidente com álcool.
Tratamento
O procedimento foi realizado em duas etapas. Na primeira, foi implantada a pele artificial. Já na segunda etapa, que aconteceu alguns dias depois, consistiu na colocação de células (enxerto) sobre a matriz dérmica. O resultado surpreendeu a equipe médica, que já programa outras reconstituições. “O resultado foi fantástico, representa um avanço no tratamento de reconstituição de grandes queimaduras”, afirma o cirurgião plástico do Hospital São Rafael responsável por este primeiro procedimento na Bahia, Jiuseppe Greco.
“Além de recuperar a auto-estima, no que se refere à parte estética, a paciente readquiriu a função motora do local queimado, antes comprometida por conta das cicatrizes”, completa o médico, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras/ Regional Bahia.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
HOSPITAL S. RAFAEL INOVA NA RECONSTITUIÇÃO DA PELE
Tags
# EMPRESARIAL
# SOCIAL
Share This
About SALVADOR ACONTECE
SOCIAL
by - Redação
SALVADOR ACONTECE
Tema
EMPRESARIAL,
SOCIAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário