HOSPITAL S. RAFAEL INOVA NA RECONSTITUIÇÃO DA PELE - Salvador Acontece

BREAKING

segunda-feira, 20 de abril de 2009

HOSPITAL S. RAFAEL INOVA NA RECONSTITUIÇÃO DA PELE

Nova técnica de reconstituição da pele beneficia vítimas de queimaduras

Primeira cirurgia baiana de reconstituição de pele para queimados, utilizando a nova técnica de matriz dérmica, aconteceu, em março, no Hospital São Rafael

A reconstituição da pele através da utilização de uma matriz dérmica (composta por colágeno bovino e silicone) é a mais nova técnica de tratamento cirúrgico para pacientes vítimas de queimaduras de terceiro grau. A primeira cirurgia da Bahia aconteceu no último dia 13 de março, no Hospital São Rafael, em uma criança de 9 anos, que teve 20% da área corpórea (tórax e abdome) atingida após um acidente com álcool.
Tratamento
O procedimento foi realizado em duas etapas. Na primeira, foi implantada a pele artificial. Já na segunda etapa, que aconteceu alguns dias depois, consistiu na colocação de células (enxerto) sobre a matriz dérmica. O resultado surpreendeu a equipe médica, que já programa outras reconstituições. “O resultado foi fantástico, representa um avanço no tratamento de reconstituição de grandes queimaduras”, afirma o cirurgião plástico do Hospital São Rafael responsável por este primeiro procedimento na Bahia, Jiuseppe Greco.

“Além de recuperar a auto-estima, no que se refere à parte estética, a paciente readquiriu a função motora do local queimado, antes comprometida por conta das cicatrizes”, completa o médico, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras/ Regional Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas